fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Localização

Centro de Processamento de Dados

Prédio 48

(55) 3220 8020

Sobre o PDTI

De acordo com a Instrução Normativa N. 04/2010, art 2º, inciso XXII, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TI que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade por um determinado período.

O planejamento de TI deve estar alinhado e integrado com o planejamento estratégico da Instituição e tem como objetivo estabelecer metas e ações da área de TI. Além disso, é uma exigência governamental que tem como fundamento o Decreto–Lei N. 200/67, a Constituição Federal, além de diversos acórdãos do Tribunal de Contas da União.

A tecnologia da informação apoia as instituições em suas atividades administrativas e acadêmicas, planejando, gerindo e flexibilizando sua infraestrutura, permitindo gerar informações necessárias para a gestão institucional.

O PDTI da UFSM é válido para o período 2012-2013. O processo de elaboração do plano durou cinco meses e envolveu uma equipe multidisciplinar nomeada por meio da Portaria N. 61.435/2012. A equipe foi formada por membros da Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Planejamento e Centro de Processamento de Dados. Contou ainda com a consultoria do Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas e do Pró-Reitor de Graduação Adjunto.

A elaboração do plano levou em consideração, além das referências legais, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM, a Estratégia Geral de TecnoIogia da Informação do Governo Federal (EGTI), os questionários aplicados às unidades e subunidades da instituição, além de outras fontes de informação disponíveis. O plano deve atender a todas as unidades e subunidades da UFSM, incluindo os seus campi e o Hospital Universitário de Santa Maria.

 

Princípios e diretrizes

Os princípios e diretrizes que nortearam a elaboração do PDTI, o planejamento estratégico da área de TI, foram:

instituir o planejamento estratégico da área de TI;

elevar a área de TI ao nível de apoiadora da estratégia da Instituição;

dar suporte ao planejamento estratégico da Instituição definido no Plano de Desenvolvimento Institucional;

obter e manter uma estrutura de recursos humanos de TI adequada em termos quantitativos e qualitativos, que atenda as necessidades institucionais;

absorver a tecnologia dos sistemas críticos para a organização, de modo a reduzir, na medida do possível e estrategicamente desejável, a dependência de terceiros; e

propor estratégias com base no diagnóstico da situação atual a fim de eliminar o desperdício de recursos públicos e apoiar a gestão administrativa institucional no que se refere à área de tecnologia de informação.



Sobre o PDTI
Execução do PDTI
Plano de Metas
Historico de Elaboração
Contato

UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvimento Multiweb/CPD