fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Localização

Centro de Processamento de Dados

Prédio 48

(55) 3220 8020

Objetivo 2 - Aprimorar o processo de desenvolvimento e da priorização de demandas no sistema de informações

As demandas relacionadas à ampliação da abrangência do sistema de informação e ajuste aos processos organizacionais foram necessidades percebidas como gargalos na área de TI. Como as demandas no sistema de informações são maiores do que a capacidade de desenvolvimento, faz-se necessário criar novas estratégias para atender e alinhar as demandas de TI com a priorização das estratégias de gestão. Para atender a esse objetivo estratégico, foram definidas as três metas descritas a seguir.

PDTI - Objetivo 2

A meta 4 está relacionada ao aumento da cobertura do sistema de informações em relação aos processos organizacionais. Essa meta terá como indicador o número de processos organizacionais atendidos anualmente pela área de TI. Destaca-se a importância da gestão por processos e o mapeamento dos processos organizacionais como requisito para o desenvolvimento de um sistema de informação.

A meta 5 está relacionada com o aumento da capacidade de produção de software. Essa meta será avaliada pela capacidade de utilização da metodologia de “pontos de função” como métrica para avaliação da capacidade de desenvolvimento da equipe e de avaliação do tamanho de esforço a ser demandado para novos desenvolvimentos. Essa competência facilitará o planejamento dos projetos a serem desenvolvidos e o atendimento planejado das demandas das diversas unidades organizacionais. O indicador para 2012 será a capacitação de profissionais, e para 2013, a utilização da metodologia.

A meta 6 está relacionada com a atuação colaborativa entre as IFES para o desenvolvimento de sistemas de gestão. Essa meta será avaliada pelo número de profissionais da área de TI envolvidos nas ações colaborativas. A UFSM é partícipe, para a realização de um desenvolvimento colaborativo por meio do projeto SIGES. Considerando a similaridade das demandas de todas as IFES, é lógica a realização de um esforço conjunto patrocinado pelo MEC. Esse trabalho colaborativo permite que os processos organizacionais possam ser definidos de forma abrangente, e a colaboração permite um incremento significativo na capacidade de desenvolvimento de um sistema de informações aderente às necessidades organizacionais.



Sobre o PDTI
Execução do PDTI
Plano de Metas
Historico de Elaboração
Contato

UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvimento Multiweb/CPD