fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Localização

Centro de Processamento de Dados

Prédio 48

(55) 3220 8020

Objetivo 6 - Adequar a gestão da área de TI às novas exigências de governança

A necessidade de novas competências na gestão de TI evidencia que o planejamento da área deverá ser feito tanto pelo pessoal técnico da unidade de TI quanto pelos usuários que utilizam os recursos de TI, observando-se também a necessidade de ampliação do quadro de pessoal da área. Nesse contexto, novas tecnologias e novos serviços precisam ser disponibilizados. Porém, o quadro de pessoal, que se encontra reduzido, deve ser adequado, conforme recomendação dos padrões estabelecidos por consultorias e pela SISP, bem como pelo Colégio de Diretores de Unidades de TI das IFES.

PDTI - Objetivo 6

A meta 22 está relacionada à formalização do Planejamento Estratégico da Unidade de TI da UFSM, seguindo a metodologia adotada pela Instituição. Seus indicadores estarão atrelados ao prazo para a execução das metas e ao acompanhamento dos planos por meio do sistema informacional de acompanhamento do PDI.

A meta 23 está relacionada à adequação da estrutura da unidade de TI às novas exigências da evolução tecnológica e à viabilização da implementação do PDTI. Essa meta terá como indicador o prazo para a elaboração do regimento interno da Unidade de TI. A estrutura deverá estar de acordo com as recomendações propostas pela SISP no âmbito da EGTI. Essa proposta deverá conter uma formatação para lotação do quadro de TI e a sistemática que deverá ser utilizada para atender, de forma equilibrada, as demandas existentes nas diversas unidades/subunidades da estrutura organizacional da UFSM. Essa proposta será discutida e, após sua aprovação, será realizada a migração da estrutura atual para a nova estrutura.

A meta 24 está relacionada ao desenvolvimento das competências requeridas para que a tecnologia da informação tenha um melhor uso nas atividades diárias da comunidade universitária e seja possível um melhor desempenho da unidade de TI. O indicador dessa meta será o Plano de Capacitação, a ser desenvolvido com foco nas necessidades das funções desenvolvidas pelos servidores da Instituição. O Plano de Capacitação deverá fazer parte da revisão e das próximas edições do PDTI.

A meta 25 está relacionada à ampliação do quadro de pessoal da área de TI. O indicador dessa meta será o quadro ideal de servidores. Esse será definido, considerando a proposta apresentada pela SLTI/MPOG e com as considerações do Colégio de Diretores de Unidades de TI das IFES. Busca-se atingir um percentual mínimo do quadro ideal a ser estabelecido.



Sobre o PDTI
Execução do PDTI
Plano de Metas
Historico de Elaboração
Contato

UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvimento Multiweb/CPD