fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Localização

Centro de Processamento de Dados

Prédio 48

(55) 3220 8020

Objetivo 3 - Promover o alinhamento das ações da área de TI com os processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão

As ações relacionadas a TI precisam estar alinhadas com as necessidades definidas para a gestão da organização. Para promover esse alinhamento, é necessário mapear os processos organizacionais, refletir as ações desenvolvidas nos indicadores de gestão, inserir as novas tecnologias da área da TI nos objetivos da organização como no ensino, na pesquisa e na extensão e incentivar o desenvolvimento de pesquisas no ambiente institucional. Para atender a este objetivo foram fixadas sete metas, que definem a atuação da área de TI na UFSM.

PDTI - Objetivo 3

A meta 7 está relacionada à incorporação da gestão de projetos e do mapeamento de processos ao desenvolvimento do SI. Esta meta será avaliada pelo número de pessoas, da área de TI, capacitadas em gestão de projetos e mapeamento de processos. O seu principal objetivo é buscar a eficiência na execução dos projetos de desenvolvimento da TI e garantir o desenvolvimento de sistemas aderentes às necessidades das unidades/usuários, evitando-se esforços em ajustes e manutenção durante a utilização do sistema de informações.

A meta 8 está relacionada aos serviços e projetos especializados. Essa meta será avaliada pelo número de novos serviços desenvolvidos. Com ela, busca-serespaldar as diferentes necessidades de soluções de TI oriundas das unidades/subunidades; disponibilizar serviços como a segurança de informações, armazenamento de dados e publicação de pesquisas que serão atendidas a partir desta meta e, possivelmente, a integração, em um segundo momento, com o catálogo de serviços de TI da Instituição.

A meta 9 está relacionada ao alinhamento dos sistemas e serviços de TI e com os indicadores de gestão da universidade. Esta meta será avaliada pelo número de sistemas e serviços com relatório de alinhamento aos indicadores de gestão. A sua importância está em proporcionar que a TI esteja preparada para dar suporte às ações gerenciais. Além disso, enfatiza-se que a mensuração dos indicadores de gestão e a sua obtenção deve se dar preferencialmente a partir do sistema de informações.

A meta 10 está relacionada à importância de incentivar publicações acadêmicas na área de TI. Essa meta será avaliada pelo número de publicações existentes. Ela reflete a importância da pesquisa acadêmica e está ancorada na existência de uma grande disponibilidade de informações nas basede dados organizacionais que suportam diversas pesquisas. Essas bases devem ser avaliadas e divulgadas nos grupos de pesquisa da área de TI, facilitando e melhorando a atuação desses grupos e o desempenho da TI dentro da instituição.

A meta 11 está relacionada à inserção de novas tecnologias no ensino, na pesquisa e na extensão. Busca-se com essa meta atender a uma demanda específica referente ao uso de novas ferramentas e tecnologias no ensino presencial e a distância. As novas tecnologias estão presentes no dia a dia, envolvendo mídias, permitindo o uso de equipamentos, como celulares inteligentes, netbooks, tablets, TV digital, entre outros, o que permite maior interatividade entre os partícipes do processo de aprendizagem. Nessa meta busca-se um documento de referência com sugestões de como essas mídias poderão ser inseridas, especialmente no ensino, na UFSM. O indicador será o prazo estabelecido para a elaboração do documento referência.

A meta 12 está relacionada ao tratamento adequado dos resíduos eletrônicos na Instituição, em sintonia com a estratégia da UFSM que prevê o foco em ações de inovação e sustentabilidade. A ação se dará pela constituição de grupo de trabalho, realização de estudo e implementação do processo. O indicador será medido pelo processo de destinação do lixo eletrônico.

A meta 13 está relacionada ao inventário de necessidades da TI na UFSM. Esse inventário permitirá que as ações de longo prazo possam ser planejadas e que ações sustentáveis possam ser definidas e implementadas. Essa meta atende também as necessidades do PDTI, no processo de atualização realizado anualmente na UFSM. O indicador será o prazo estabelecido para a realização do inventário.



Sobre o PDTI
Execução do PDTI
Plano de Metas
Historico de Elaboração
Contato

UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvimento Multiweb/CPD