fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

Centro de Processamento de Dados

Prédio 48

UFSM dá início ao inventário de necessidades de TI para o período de 2014

inventário de necessidades de TI é uma ferramenta utilizada para o planejamento das ações de tecnologia da informação, e está inserido na meta 13 do PDTIO PDTI é uma exigência do TCU e trata-se de um plano institucional da UFSM. A UFSM é uma das 24 universidades federais que possui um plano vigente e em execução, e tem se destacado por isso e pela forma com que o planejamento vem sendo elaborado e executado.

A supervisão do PDTI é feita pelo Comitê Gestor de TI, e o órgão responsável pela execução das metas previstas no plano é o CPD. No biênio 2012-2013 foram definidas 25 metas para a TI da instituição, e dentre os resultados obtidos há pelo menos dois novos serviços que foram criados a partir das consultas realizadas no início de 2012:

• Serviço de Desenvolvimento de Páginas: implantado em 2012, já desenvolveu cerca de 60 páginas para cursos, departamentos, unidades, eventos, projetos de pesquisa, etc.

• Rede Wireless Institucional: em fase de implantação, cobrirá todos os campi da UFSM.

Ainda há muito por fazer e a partir de set/13 teve início um novo processo de consulta para elaborar o PDTI 2014. Este processo inclui visitas às Direções de Centro e Pró-Reitorias para coletar necessidades de TI e também uma consulta aos professores para identificar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão sendo utilizadas nas atividades acadêmicas.

A consulta estará disponível no Portal do Professor e cada professor receberá um e-mail comunicando que há um questionário para ser respondido. O questionário possui perguntas sobre as tecnologias que cada professor utiliza ou gostaria de utilizar nas suas atividades acadêmicas, incluindo uma relação de softwares específicos que utiliza e também algumas questões sobre o apoio institucional da UFSM nesta área.

A expectativa é que, a partir desta consulta, seja possível desenvolver ações específicas para potencializar o uso das TICs pelos professores, aumentando a contribuição da tecnologia da informação no processo de ensino e pesquisa da universidade.

O questionário estará disponível de forma on-line no portal do professor até o dia 25 de novembro de 2013.

ufsm ufsm

Sobre o PDTI
Execução do PDTI
Plano de Metas