fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

Centro de Processamento de Dados

Prédio 48

UFSM inicia implantação de projeto de senha única

A UFSM, através de um trabalho conjunto do CPD com o CTISM, desenvolveu um trabalho para unificar as senhas de acesso aos diferentes serviços de TI da universidade. O projeto é um dos novos serviços que foi desenvolvido no âmbito da Meta 8 do PDTI e envolve uma tecnologia chamada LDAP.

Esta iniciativa vem ao encontro das tratativas que a universidade vem fazendo junto à RNP para a adesão à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. A conclusão do projeto também possibilitou a unificação das senhas de acesso que já estão sendo utilizada  para realizar a autenticação em alguns serviços de TI da universidade.

O sistema de Pedidos de Pontos de Rede e o SIE são os primeiros a utilizar esta tecnologia em caráter institucional. Isto significa que a senha para fazer o pedido de ponto de rede é a mesma senha utilizada no SIE.

No pedido de Ponto de Rede a informação de entrada é o CPF, enquanto o SIE continua utilizando o mesmo login de usuário tradicional. Entretanto, as senhas de acesso são as mesmas e são modificadas em único local: o Portal Web do SIE.

Portal - Usuário e Senha

Todas as senhas do SIE também estão unificadas (Biblioteca e SIE, por exemplo). Para fazer esta unificação, a página de alteração de senha do SIE sofreu alterações e, desde julho/13, ao modificar sua senha no SIE você encontra uma tela como a da figura abaixo

Ao modificar a sua senha nesta tela, você estará entrando na base de senhas únicas e poderá acessar serviços como o Pedido de Ponto de Rede. Aos poucos novos serviços passarão a utilizar este mesmo mecanismo de autenticação, de forma a unificar e facilitar o acesso a serviços. O endereço para modificar a sua senha é o http://portal.ufsm.br/usuario/ e o endereço para fazer um pedido de ponto de rede é o http://servicos.cpd.ufsm.br/

ufsm ufsm