Antropometria para risco metabólico em crianças e adolescentes no noroeste do estado do rio grande do sul

Proposição de resumo para a

III Jornada de Estudos e III Semana Acadêmica do Curso de Nutrição

TITULO: ANTROPOMETRIA PARA RISCO METABÓLICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): FRANCESCHI, C¹. SANTOS,G.S¹. CENTENARO, S¹. AVILA,C¹. RE,V¹. SOUZA, L.S.²

Instituição: ¹Curso de Nutrição UFSM/CESNORS; ² Professora curso de Nutrição UFSM/CESNORS

Palavras chave: síndrome metabólica, doenças metabólicas, obesidade.

Tendo em vista que elevados índices de adiposidade são indicadores diretos de obesidade, torna-se necessária aplicação de indicadores antropométricos, além do Índice de Massa Corpórea, para estimar a quantidade e a distribuição de gordura corporal e descrever a prevalência de risco metabólico que essa população está exposta. Objetivos Descrever a prevalência de obesidade, obesidade central, e adiposidade da amostra. Material e Métodos A amostra foi composta por 1.294 alunos, crianças e adolescentes oriundos escolas municipais, da cidade de Palmeira das Missões (PM) no ano de 2011. Os dados antropométricos de peso, estatura, pregas cutâneas e circunferência da cintura foram mensurados de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde. Aspectos Éticos Todos os participantes/responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFSM. Resultados Pelo IMC foi observado sobrepeso e obesidade em 18,1% (n=234) e 11,8% (n=153). Pela estimativa da porcentagem de gordura corporal, os indivíduos apresentaram respectivamente moderadamente alta, alta e muito alta em 8,6% (n=111), 3,6% (n=47) e 1,9% (n=24). Dos indivíduos acima de cinco anos de idade (n= 1.266) 30,72% apresentaram obesidade central. Dos indivíduos classificados com sobrepeso e com obesidade abdominal, 15,4% (n=36), 2,1% (n=5) e 1,3% (n=3) apresentaram porcentagem de gordura corporal moderadamente alto, alto e muito alto, respectivamente. Dos indivíduos com obesidade pelo IMC e obesidade central, 33,3% (n=51) apresentaram porcentagem de gordura corporal moderadamente alto, 24,8% (n=38) alto e 13,7% (n=21) com porcentagem de gordura corporal muito alto.

Conclusão Os resultados do presente estudo alertam para os altos índices de sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência. Os dados reforçam a atenção para a transição epidemiológica nutricional, uma advertência aos profissionais da saúde para a atenção básica no controle do excesso de peso e prevenção de doenças crônicas e metabólicas.

1) Cardoso Lde O, de Castro IR, Gomes Fda S, Leite Ida C. Individual and school environment factors associated with overweight in adolescents of the municipality of Rio de Janeiro, Brazil. Public Health Nutr. 2011 May;14(5):914-22.

2) Diego Augusto Santos Silva, et al. Epidemiology of Abdominal Obesity among Adolescents from a Brazilian State Capital. J Korean Med Sci 2011; 26: 78-84.

3) Guedes DP, Rocha GD, Silva AJRM, Carvalhal IM, Coelho EM. Effects of social and environmental determinants on overweight and obesity among Brazilian schoolchildren from a developing region. Ver Panam Salud Publica. 2011;30(4):295–302.

4) Gabriel CG, Corso AC, et al. Overweight and obesity related factors in schoolchildren in Santa Catarina State, Brazil. Arch Latinoam Nutr. 2010 Dec;60(4):332-9.

5) Robespierre Q. C. Ribeiro, et al. Fatores adicionais de risco cardiovascular

2

associados ao excesso de peso em crianças e adolescentes. O Estudo do Coração de Belo Horizonte. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Volume 86, Nº 6, Junho 2006:408-418.

6) Fabio Rodrigo Suñé, et al. Prevalência e fatores associados para sobrepeso e obesidade em escolares de uma cidade no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2007;23(6):1361-1371.

7) Simone Fátima Polla, Fernanda Scherer. Perfil alimentar e nutricional de escolares da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul Cad. Saúde Colet., 2011, Rio de Janeiro, 19 (1): 111-6.

8) World Health Organization. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO Expert Committee. Geneva: World Health Organization; (WHO Technical Report Series, no. 854), 1995.

9) SLAUGHTER, M.H. et al. Skinfold equations for estimation of body fatness in children and youth. Human Biology. 1988; 60(5): 709-723.

10) LOHMAN, T.G. The use of skinfold to estimate body fatness on children and youth. Journal of Physical Education, Recreation and Dance. 1987; 58: 98-102.

11) McCarthy HD, Jarret KV, Crawley HF. The development of waist circumference percentiles in British children aged 5.0-16.9 anos Eur j Clin Nutr2001 Oct;55(10):902-7.

12) Marina Manduca Ferreira, et al. Excesso de Peso, Adiposidade Abdominal e Gordura Subcutânea em Crianças de Duas Escolas do Município de Ribeirão Preto, SP. CERES; 2009; 4(1); 9-20.

13) Maria Alayde Mendonça da Silva, et al. Prevalência de Fatores de Risco Cardiovascular em Crianças e Adolescentes da Rede de Ensino da Cidade de Maceió. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Volume 84, Nº 5, Maio 2005:387-92.

14) Caroline de Gouveia Buff, Eliete Ramos, et al. Freqüência de síndrome metabólica em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Rev Paul Pediatr 2007;25(3):221-6.