Renovação dos projetos de vida - história de um idoso de 98 anos

Volume 1, edição anual - 2012

 


 Proposição de resumo para a

III Jornada de Estudos e III Semana Acadêmica do Curso de Nutrição

TITULO: RENOVAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA: HISTÓRIA DE UM IDOSO DE 98 ANOS

Autor(es): Ceolin, J.¹;Cocco, M.L.¹; Mattiazzi, C.¹; Ferigollo, A.; Bohrer, C.T. 2; Dallepiane, L.B.2

Instituição: ¹ Curso de Nutrição UFSM/CESNORS – Acadêmica; 2Curso de Nutrição

UFSM/CESNORS –Docente.

Palavras chave: Nutrição, idoso, Envelhecimento saudável.

RESUMO

OBJETIVO: Descrever sobre a história de vida de um idoso. METODOLOGIA:

Relato de vida de um idoso Institucionalizado tendo como ponto norteador a

renovação dos projetos de vida no processo de envelhecimento humano.

RESULTADOS: Morador comunicativo, 98 anos, deambulando, funcionalmente

capaz, apresentando déficit auditivo decorrente de assaltos com maus tratos

sofridos anteriormente. Está desnutrido, com perda importante de massa muscular e

gordurosa , mas demonstra boa disposição geral. Quer estudar e aprender o

máximo para arrumar um bom emprego e ganhar dinheiro. “Se eu ainda tiver juizo

quero estudar para ser um juiz”. Chegou no asilo analfabeto, mas com a força de

vontade de aprender e com a dedicação de uma professora voluntária, já esta lendo

e escrevendo, fazendo contas, desenhando e pintando muito bem. Diz:“Não posso

perder tempo em jogo e coisas desnecessárias, tenho que aproveitar todo meu

tempo para estudar. Perguntou: “O que você acha de eu estudar aqui até terminar

meus livros e depois ir para Passo Fundo, ou outro lugar para continuar

estudando?”. Nas conversas falou várias vezes em família, mas nada que fosse

muito real, sempre conversas fantasiosas a respeito desses assuntos. Diz que

possui apenas 62 anos e que tem tempo ainda para estudar (rindo) “Eu vou estudar

até que eu puder, enquanto eu enxergar, conseguir escrever, eu vou continuar

estudando e peço sempre para Deus me iluminar”. Apesar de todo o sofrimento

passado, das fantasias e dificuldades possui o sonho de estudar e vencer na vida, e

isso é uma lição de vida para qualquer pessoa. CONCLUSÕES: Para um

envelhecimento bem sucedido, é necessário que haja uma substituição simbólica

das inevitáveis perdas, por ganhos em outras dimensões; boas condições de vida e

oportunidades sócio-culturais e; a renovação dos projetos de vida com o

estabelecimento de metas pessoais no curso da vida.