Obesidade em escolares da rede privada no noroeste do Rio Grande do Sul

Proposição de resumo para a

III Jornada de Estudos e III Semana Acadêmica do Curso de Nutrição

TITULO: OBESIDADE EM ESCOLARES DA REDE PRIVADA NO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): CENTENARO, S.¹RE,V.¹ FRANCESCHI, C¹. SANTOS,G.S¹. AVILA,C¹. SOUZA, L.S.²

Instituição: ¹Curso de Nutrição UFSM/CESNORS; ² Professora curso de Nutrição UFSM/CESNORS

Palavras chave: excesso de peso, obesidade, obesidade central.

A PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), divulgou em agosto de 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais alunos obesos nas escolas particulares que nas públicas. Na média, 23,2% dos estudantes estão com excesso de peso, e 7,2% sofrem de obesidade. Objetivos Estimar a quantidade e a distribuição de gordura corporal, descrever a prevalência de obesidade na rede de ensino privada de Palmeira das Missões.Material e Métodos A amostra foi composta por 288 alunos com a idade superior a 4 anos e inferior a 19 anos, de escolas particulares no ano de 2011. Medidas Antropométricas foram mensuradas de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde. Foram aferidos peso, estatura, pregas cutâneas e circunferência da cintura. Todos os participantes/responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O presente projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFSM. Resultados Pelo IMC foi observado sobrepeso e obesidade em 25,3% (n=73) e 18,8% (n=54). Os indivíduos apresentaram respectivamente classificação de porcentagem de gordura corporal moderadamente alta, alta e muito alta em 12,5% (n=36), 9% (n=26) e 2,1% (n=6). Dos indivíduos acima de cinco anos de idade (n= 246) 40,3% (n=116) apresentaram obesidade central. Dos indivíduos classificados com sobrepeso pelo IMC e com obesidade abdominal, 20,5% (n=15), 13,7% (n=10) apresentaram porcentagem de gordura corporal moderadamente alto e alto. Dos indivíduos com obesidade pelo IMC e obesidade central, 14,8% (n=8) apresentaram porcentagem de gordura corporal moderadamente alto, 25,9% (n=14) com porcentagem de gordura corporal alto e 11,1% (n=6) com porcentagem de gordura corporal muito alto. Conclusão: Os resultados atentam para a transição epidemiológica nutricional e a necessidade de estratégias de tratamento e de prevenção principalmente nas redes de ensino particular.

1)Araujo et al, Ciência e Saúde Coletiva, v.15, Supl. 2, 2010.

2) Araújo MF, Silva de Almeida L, Viana da Silva PC, Alves de Vasconcelos HC, Lopes MV, Damasceno MM. Overweight among adolescents from private schools in Fortaleza, CE, Brazil. Rev Bras Enferm. 2010 Jul-Aug;63(4):623-8.

3) Rômulo Araújo Fernandes, Sandra Satie Kawaguti, Lucas Agostini, Arli Ramos de Oliveira, Enio Ricardo Vaz Ronque, Ismael Forte Freitas Júnior. Prevalência de

2

sobrepeso e obesidade em alunos de escolas privadas no município de presidente prudente - SP. Rev.. Bras. Cineantropom. Desemp. Hum. 2007;9(1):21-27.

4) Simone Fátima Polla, Fernanda Scherer. Perfil alimentar e nutricional de escolares da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul Cad. Saúde Colet., 2011, Rio de Janeiro, 19 (1): 111-6.

5) World Health Organization. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO Expert Committee. Geneva: World Health Organization; (WHO Technical Report Series, no. 854), 1995.

6) SLAUGHTER, M.H. et al. Skinfold equations for estimation of body fatness in children and youth. Human Biology. 1988; 60(5): 709-723.

7) LOHMAN, T.G. The use of skinfold to estimate body fatness on children and youth. Journal of Physical Education, Recreation and Dance. 1987; 58: 98-102.

8) McCarthy HD, Jarret KV, Crawley HF. The development of waist circumference percentiles in British children aged 5.0-16.9 anos Eur j Clin Nutr 2001 Oct;55(10):902-7.

9) Marina Manduca Ferreira, Thalia Manfrin Martins, Ana Vitoria Barban, Margutti. Excesso de Peso, Adiposidade Abdominal e Gordura Subcutânea em Crianças de Duas Escolas do Município de Ribeirão Preto, SP. CERES; 2009; 4(1); 9-20.

10) Ricardo, G.D. et al. Prevalência de sobrepeso e obesidade e indicadores de adiposidade central em escolares de Santa Catarina, Brasil. Rev Bras Epidemiol 2009; 12(3): 424-35.