O lúdico na educação nutricional com crianças de uma escola pública de Palmeira das Missões – RS

Proposição de resumo para a

III Jornada de Estudos e III Semana Acadêmica do Curso de Nutrição

TITULO: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMEIRA DAS MISSÕES – RS

Autores: Kolling, J.¹; Wehrmann, D.1; Tapia, A. 1; Jesus, R. 1; Ceni, G. C. 1

Instituição: ¹ Curso de Nutrição UFSM/CESNORS

Palavras chave: Educação nutricional, qualidade de vida, lúdico.

É indiscutível a importância de uma alimentação adequada visando assegurar o crescimento e o desenvolvimento durante a infância. Nesse sentido, a educação nutricional através de um processo de educação de médio e longo prazo busca a construção de mudanças no comportamento alimentar, com vistas à promoção e manutenção da saúde dos indivíduos. Através de uma abordagem lúdica, que oferece situações de aprendizagem agradáveis e significativas, este trabalho teve como objetivo a realização da educação nutricional em duas turmas de escolares do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Palmeira das Missões. Participaram das atividades 40 crianças de 6 à 7 anos de idade. As atividades desenvolvidas inicialmente envolveram questionamentos a cerca dos temas: alimentação, nutrição e nutricionista, onde as crianças puderam expor seus conhecimentos e dúvidas sobre o assunto. Nessa oportunidade foi projetado com auxílio do recurso data show o desenho animado “Aprenda a comer”, pode-se então explorar a pirâmide alimentar, a necessidade de uma alimentação variada e a moderação no consumo de certos alimentos, como doces e frituras, que são frequentemente consumidos por crianças dessa faixa etária. Na sequência, foi realizado o bingo dos alimentos, que possibilitou explorar a importância dos vários alimentos presentes nas cartelas. Ao final, como premiação da brincadeira foram distribuídos docinhos saudáveis, feitos com cenoura. Todas as crianças puderam comprovar que podemos ter uma alimentação sadia e ao mesmo tempo saborosa. Foi observado através das atividades propostas, que os alunos são bastante participativos e responderam muito bem a todos os questionamentos, demonstrando-se empolgados com as atividades diferenciadas que foram desenvolvidas. Dessa maneira, entende-se que o enfoque lúdico dado à educação nutricional, é uma forma extremamente eficiente de promover o conhecimento e a construção de hábitos alimentares saudáveis na infância.