Educação nutricional para qualidade de vida uma experiência com pré-escolares

ornada de Estudos e III Semana Acadêmica do Curso de Nutrição

TITULO: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA A QUALIDADE DE VIDA: UMA EXPERIENCIA COM PRÉ-ESCOLARES

Autor(es): Pelinson, A.1; Cancian, D.2; Brizolla, C.3; Ceni, G. C. 4

Instituição: ¹Curso de Nutrição UFSM/CESNORS; 2Curso de Nutrição UFSM/CESNORS; 3Curso de Nutrição UFSM/CESNORS; 4Curso de Nutrição UFSM/CESNORS.

Palavras chave: educação nutricional, hábitos alimentares saudáveis, intervenção educativa.

A alimentação completa, variada e saudável, previne doenças crônicas não transmissíveis. São nos primeiros anos de vida que os hábitos alimentares são formados e estes são levados por toda vida, sendo assim a educação nutricional nesta fase, é de suma importância. Na infância, podemos destacar como ponto de impedimento da mudança de hábitos a incapacidade da criança de escolher alimentos em função do seu valor nutricional. Seus hábitos sofrem influência do estilo de vida de seus pais, familiares e colegas. Então, os programas de educação nutricional devem envolver a participação da família, dos educadores e da instituição de ensino. Além de lidar com esses aspectos, a educação nutricional luta ainda contra a influência exercida pela publicidade e mídia nos hábitos alimentares dos consumidores. Neste contexto, esse trabalho teve como objetivo a realização de atividade de educação nutricional com pré-escolares. A atividade foi realizada com 14 crianças, de cerca de 4 anos de idade, na Escola Estadual Polivalente, em Palmeira das Missões – RS. Para a atividade foi utilizando o vídeo “Saúde! Com Doutor Esporte”, que discursa sobre higiene, boa alimentação e exercícios físicos. Postando como foco principal da atividade o tema higiene das mãos. Após a exibição do filminho cada criança recebeu um livrinho confeccionado, pelas acadêmicas de nutrição, que continha dicas e instruções sobre higiene, figuras lúdicas de germes e bactérias e ao final um desenho para ser pintado, representando uma criança lavando as mãos antes de fazer o lanche. Enquanto pintavam o desenho as crianças escutavam a música “Mão-Castelo Rá Tim Bum”. A turma interagiu bem, sem nenhuma resistência, exemplo disso, foi o fato de que logo após terminarem de pintar o desenho foram lavar as mãos. Tal fator reflete a importância do trabalho da educação nutricional, a fim de incentivar práticas alimentares e hábitos de vida saudáveis.