Adequação nutricional da alimentação escolar ofertada por escolas municipais de um Município do Noroeste do RS

Proposição de resumo para a

III Jornada de Estudos e III Semana Acadêmica do Curso de Nutrição

TITULO: Adequação Nutricional da Alimentação Escolar ofertada por escolas municipais de um Município do Noroeste do RS

Autor(es): Santos,J1; Bottaro, S.M2, Bolner, B.B3; Boher,C.T4

Instituição: Curso de Nutrição UFSM/CESNORS;

Palavras chave: Alimentação Escolar,PNAE, Adequação Nutricional

O presente estudo objetivou analisar a adequação nutricional da alimentação ofertada em escolas municipais de Ensino Fundamental de Palmeira das Missões/RS, segundo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A pesquisa realizou-se no mês de junho/2012 e iniciou-se após a aprovação no CEP (CAAE 04045112.9.0000.5346). Para identificação das estimativas das necessidades energéticas e de macronutrientes, os alunos foram distribuídos em dois grupos: 6 a 10 anos (300 Kcal recomendados) e 11 a 15 anos (435 Kcal recomendados). A partir disso, calculou-se a composição nutricional de 10 cardápios/escola. Em cada preparação, averiguou-se a quantidade total de todos os alimentos, dividindo pelo número de alunos matriculados, após foram calculadas as Quilocalorias (Kcal) da preparação. Por fim, foi realizada a análise dos cardápios através do software AVANUTRI. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que as escolas A e B, tinham suas preparações geralmente, ricas em lipídios e a escola C, apresentava preparações ricas em carboidratos. Além disso, alguns cardápios foram considerados como mais calóricos e menos calóricos, quando comparados as recomendações do PNAE, tais como: escola A - arroz com salsicha, feijão e salada de repolho (551,20 kcal/192,59g)como sendo o mais calórico e Sopa de feijão (201,63kcal/74,74g) como o menos calórico desta escola; escola B - arroz branco e polenta com molho de carne moída (425,47kcal/140,31g) sendo considerado o mais energético, e arroz de leite (165,77kcal/44,12g) como o menos energético desta escola; escola C - cuca caseira e banana (385,21kcal/243g) sendo avaliado como o mais calórico, e massa com molho de carne moída e salada de repolho (135,22kcal/80,26g), considerada como o cardápio de menor teor calórico desta escola. Dessa forma, concluiu-se que alimentação nas instituições pesquisadas, encontra-se em desacordo com as recomendações de energia e de macronutrientes recomendada pelo PNAE para escolares de 6 a 15 anos de idade.

1Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS (RS). Pesquisa desenvolvida em escolas municipais do município de Palmeira das Missões/RS (Autora do resumo).

2 Professora Doutora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS (RS). Orientadora da Pesquisa desenvolvida em escolas municipais do município de Palmeira das Missões/RS (Orientadora do resumo).

3Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS (RS). Pesquisa desenvolvida